Pais obesos podem ter filhos obesos

Hoje no Diário de Notícias, pude ler esta notícia que abaixo transcrevo:
"Os pais obesos têm um risco maior de ter filhos com excesso de peso, que aumenta quando mãe e pai apresentam o problema, segundo um estudo italiano que envolveu mais de 40 mil crianças.
A análise será apresentada em Oeiras durante a Conferência Internacional de Obesidade Infantil, que decorre até sábado.
Foram medidas e pesadas 41.951 crianças entre os 8 e 9 anos, apresentando uma prevalência de excesso de peso de 23 por cento e de mais de 10 por cento de obesidade.
Também os pais foram sujeitos a avaliação e os investigadores encontraram uma diferença significativa entre mães e pais.
Mais de 40 por cento dos homens apresentaram excesso de peso e 11 por cento obesidade. Já nas mulheres as percentagens foram de 20 por cento e 5,8 por cento.
Concluiu-se que as crianças com os dois pais obesos têm uma probabilidade maior de sofrer do problema, que pode duplicar em relação a crianças em que só um dos pais tem excesso de peso.
Os investigadores insistem ainda que este estudo mostra que os programas de combate à obesidade infantil têm de ser dirigidos a todo o conjunto familiar."
Comentários:
A genética é um factor que interfere na obesidade, patologia com inúmeras co-morbilidades. Todavia, todos os casais que queiram ter filhos e que um elemento ou ambos possuem excesso de peso, podem e devem tentar interferir nos genes que irão transmitir. As consultas de nutrição na pré-concepção têm o intuito de melhorar o estado de saúde do casal, pois ambos irão transmitir os seus genes aos seus futuros filhos. Se ambos procurarem ter um peso adequado, um bom estado de saúde e físico, antes da concepção, terão um contributo muito positivo, para toda a vida dos seus filhos.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: