Diarreia do viajante: evite-a

Apesar da época de férias ter já terminado para a maioria das pessoas, tenho vindo a ter alguns pedidos para a publicação de textos relacionados com a temática da alimentação em viagem para auxiliar em particular para quem viaja muito, seja em negócios, seja em lazer. Daí o tema de hoje ser um seguimento do anterior.

A diarreia do viajante é o maior problema de saúde para o viajante, resultante da ingestão de alimentos, bebidas ou água para consumo contaminados. Mesmo que breve, um episódio de diarreia grave pode arruinar quer as férias, quer uma viagem de negócios. A contaminação deve-se à presença de uma grande variedade de microrganismos. Os vírus são os mais comuns, mas também os menos perigosos, tais como o Rotavirus. Quando a diarreia do viajante resulta de uma contaminação por bactérias, o quadro é diferente. As contaminações mais frequentes que se englobam nestas situações são por Eschrichia Coli enterotóxica, mas também por Salmonella e Shigella, que produzem quadros graves.
A diarreia do viajante ameaça principalmente no Verão, resultante da maior probabilidade de contaminação, resultante da existência de temperaturas altas.
Para evitar a diarreia do viajante há que ter conhecimento de algumas medidas preventivas e tentar aplicá-las sempre que viaja:
- evite a ingestão de água e alimentos suspeitos de estarem contaminados;
- lave as mãos antes de comer e depois de ir à casa de banho;
- não consuma alimentos em lugares que não lhe ofereçam boas condições de higiene e segurança alimentar (ex.: onde não exista frigorífico);
- beba de preferência água engarrafada e aberta à sua frente;
- tente evitar bebidas com gelo, pois a água utilizada para o gelo pode não ser potável;
- procure comer carne bem passada;
- questione se os legumes a consumir crus são lavados e desinfectados e se suspeitar que não são evite-os;
- evite ingerir marisco cru;
- evite todo o tipo de molhos (ex.: maionese), pois são alimentos de alto risco;
- prefira fruta que possa ser descascada;
- rejeite qualquer alimento que não seja preparado para consumo imediato;
- não ingira pratos com ovos crus, nem mal passados.
Estas medidas contribuem de forma positiva a evitarem o risco do aparecimento da diarreia do viajante.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: