Nutrição no desporto

A alimentação dos desportistas deve ser vista com alguma atenção, uma vez que se bem implementada, pode contribuir para uma melhor performance.
Sendo o atleta um indivíduo que se encontra sujeito a gastos energéticos mais elevados que a população geral, as exigências nutricionais também são superiores.
Todavia, para a execução de um  plano alimentar adequado, há que analisar diversos parâmetros (ex.: sexo, altura, desporto praticado e sua frequência, temperatura do local onde treina), daí a importância da realização de uma consulta de nutrição. A avaliação da composição corporal torna-se essencial, já que proporções inadequadas de massa gorda, água e massa muscular podem comprometer o desempenho físico. O stress fisiológico inerente nestes casos também pode impedir uma correcta recuperação. Como tal, de forma a prevenir diversas patologias, tais como a obesidade e a doença cardiovascular, mas também de forma a melhorar a performance, aconselha-se um adequado acompanhamento, com a elaboração de um plano alimentar individualizado, de forma a contribuir para o sucesso do atleta.
A pedido da divulgação de textos sobre a nutrição no desporto, como forma de complemento às consultas de nutrição realizadas, este tema será integrado nos temas já abordados na Nutri Super Health.
Nota: imagem retirado daqui.

0 comentários: