Reduzir o consumo de sal

A utilização de sal na preparação e confecção de alimentos, deve ser sempre mínima, quer em pessoas saudáveis, quer em pessoas que tenham doença cardiovascular. As recomendações da Organização Mundial de Saúde apontam para um consumo máximo de 5 g de sal por dia, o equivalente a 1 colher de chá de sal. Dessa forma, há que proteger a saúde evitando o sal, mas é fundamental que haja um consumo adequado de sódio, existente de uma forma natural nos alimentos que vêm da natureza (ex.: legumes).
E aqui gera-se a confusão toda. 
O sódio é um sal mineral que desempenha funções essenciais para que haja um equilibro do sistema nervoso, nos músculos e na hidratação do corpo. A maior parte do sódio que ingerimos provém do sal (cloreto de sódio) e este é um dos maiores responsáveis pela hipertensão arterial. 
Para além do sal que coloca nos alimentos, tenha em atenção ao teor de sal/ cloreto de sódio existente nos alimento que adquire, já que 75% do sal ingerido provém dos alimentos que compramos (ex.: bolachas, pão).
Para além do cloreto de sódio ter um efeito negativo na doença cardiovascular, também é responsável por acelerar as perdas de cálcio, tornando os ossos mais frágeis e expostos à osteoporose.
Pode recorrer a diversos truques para dar paladar  aos alimentos que confecciona, desde de recorrendo à utilização de caldos caseiros, às ervas aromáticas e especiarias, bem como às marinadas (ex.: tomate, vinho, limão).
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: