Alimentação adequada para candidíase

Todos temos Cândida Albicans no nosso organismo. Todavia, em algumas circunstâncias este fungo pode crescer ou multiplicar-se descontroladamente. As circunstâncias que despoletam o crescimento podem ser várias, tais como, desordens hormonais (ex.: menopausa, gravidez), toma de antibióticos e um sistema imunitário debilitado.
Os sintomas são diferentes mediante a mucosa infectada, bem como de pessoa para pessoa, já que algumas pessoas infectadas não apresentam qualquer sintoma. De uma forma geral, a mucosa (habitualmente oral, intestinal ou genital) infectada fica irritada, existe comichão, vermelhidão, aparecimento de manchas brancas.
Uma alimentação adequada pode ajudar a atenuar o crescimento da Cândida Albicans
Para uma “dieta anti-cândida” recomenda-se que não haja a ingestão de açúcar, farinhas brancas, leveduras, queijo, … De forma resumida, tudo o que possa potenciar o crescimento deste fungo. No entanto, não se deve esquecer que uma "dieta anti-cândida" é um complemento ao tratamento indicado pelo médico assistente.
Ao fazer este tipo de dieta é comum obter-se um síndrome “Cândida Die-off”, ou seja, sintomas variáveis de pessoa para pessoa, resultantes da desintoxicação produzida, tais como um maior cansaço, fadiga, inflamação, dificuldade de concentração, entre outros. Para atenuar estes sintomas, para não obter nenhuma carência alimentar, assim como para evitar recaídas posteriores é aconselhado que seja seguido pelo seu nutricionista.
Em breve será publicada uma sugestão de uma refeição adequada nestas situações. Fique atento.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: