Alimentos afrodisíacos

O termo “afrodisíaco” resulta da adoração da deusa grega Afrodite, deusa do amor e beleza.
Como tal, são considerados como alimentos afrodisíacos (ex.: ostras, morangos) os alimentos que de alguma forma consigam despertar o desejo em quem os ingere.
A comunidade científica tem vindo a estudar as propriedades destes alimentos, para poder comprovar se existem alimentos capazes de despertar a paixão, amor e várias fantasias.
Segundo o que actualmente se tem conhecimento, existem  alimentos que possuem algumas propriedades interessantes:
- As ostras desde o século II são um símbolo evocativo de paixão pelos romanos. Actualmente são conhecidas pela sua riqueza em zinco, nutriente que está associado à fertilidade e ao vigor masculino;
- O manjericão, utilizado desde a antiguidade em Itália para presentear as namoradas, é uma erva aromática que estimula a circulação sanguínea;
- O piripiri e as malaguetas são especiarias que além de provocarem uma sensação de calor, aumentam os batimentos cardíacos;
- O gengibre, de sabor e aromas fortes e pungentes, já há muito utilizado na China é conhecido por estimular o sistema circulatório;
- O chocolate e o cacau, pela sua composição promovem a secreção de feniletilamina e serotonina, neurotransmissores ligados ao prazer e bem-estar.
Como tal, não é de estranhar que sejam considerados como afrodisíacos. Outros alimentos são designados pela sua forma, uma vez que leva a outras conotações.
A verdade é que existem vários estudos, mas não se chegou a nenhuma evidência científica que qualquer uma das iguarias sugeridas tenha efeitos sobre o apetite e performance sexual.
Independentemente de utilizar ou não alimentos afrodisíacos, para surpreender a sua cara-metade numa refeição romântica, o acto de cozinhar para outros, só por si já é um símbolo de carinho e amor.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: