Cerejas


As cerejas são um tipo de fruta que possui mais de mil variedades por todo o mundo. Todas as variedades existentes são não climatéricas, ou seja, não possuem a capacidade de amadurecer depois de colhidas. Entre as diversas variedades, a atenção recai sobre as cerejas mais escuras, quase negras, por serem detentoras de elevadas quantidades de ferro, magnésio e potássio. Destacam-se pela capacidade analgésica, assim como os seus poderes anti-inflamatórios.
As cerejas são ricas em antocianinas, antioxidantes que conferem a cor vermelha e este fruto. Estes antioxidantes produzem ainda substâncias químicas que ajudam a combater certas doenças, nomeadamente o cancro. Também contêm vitamina C, fundamental para o nosso sistema imunitário, entre outras propriedades.
As fibras e o potássio que possuem na sua composição propiciam uma boa circulação intestinal. Pelas mesmas propriedades recomendam-se aos indivíduos que pretendem perder peso, aos hipertensos e às pessoas com problemas cardíacos e renais.

Uso culinário
Podem ser consumidas de forma directa, ou usadas na produção de compotas, doces, bebidas licorosas entre outras opções.

Conservação
Recomenda-se que sejam consumidas o mais fresco possível, o máximo entre 2 a 3 dias após a sua aquisição. Quando não são consumidas de imediato recomenda-se que sejam dispostas numa superfície plana e guardadas no frigorífico, ainda com os pés.

Informação nutricional das cerejas/100g
Valor energético: 60 Kcal
Hidratos de carbono: 13,3 g
Fibra: 1,6 g
Vitamina A total: 24 ug
Carotenos: 141,0 mg
Vitamina C: 6,0 mg
Potássio: 210 mg
Magnésio: 10 mg

Nota: imagem retirada daqui e informação nutricional obtida através da Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

0 comentários: