Prevenção da anemia

A anemia é uma patologia em que o valor de hemoglobina presente no sangue está abaixo do normal. O aparecimento de uma anemia pode provir de vários factores, nomeadamente, uma ingestão insuficiente de alimentos ricos em ferro e de vitaminas, como a vitamina B12 e ácido fólico, assim como de hemorragias e determinadas doenças crónicas.
Muitos dos tipos de anemia existentes não podem ser prevenidos. Contudo é possível evitar anemias resultantes de défices nutricionais. A melhor prevenção passa por adoptar por um regime alimentar equilibrado. Fazer uma alimentação mediterrânica pode ser uma excelente opção: um regime alimentar diversificado onde inclua sopa de legumes, leguminosas frescas, cereais integrais, frutos secos é fundamental.
Quando existe uma predisposição para uma carência em ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, deve haver um reforço do consumo de alimentos ricos nesse(s) mesmo(s) nutriente(s):
- entre os alimentos ricos em ferro encontram-se, por exemplo, o fígado de vaca e porco, carnes vermelhas, aves, marisco, ovos, leguminosas (ex.: feijão, lentilhas);
- entre os alimentos ricos em ácido fólico temos os legumes de folha verde escura (ex.: brócolos, espargos, nabiças), cereais fortificados e leguminosas;
- entre os alimentos ricos em vitamina B12 encontram-se essencialmente alimentos de origem animal, entre eles o fígado, os rins, peixe e ovos.
Em qualquer circunstância, recomenda-se um acompanhamento especializado, uma vez que existem vários alimentos que são inibidores da absorção do nutriente pretendido, como no caso do ferro, os taninos e os oxalatos. Ao mesmo tempo, existem outros alimentos capazes de aumentar a absorção do nutriente pretendido, como é o caso da vitamina C, quando combinada com o ferro.
A anemia mais frequente é causada por uma deficiência nutricional, nomeadamente a deficiência em ferro. No entanto, dependendo do tipo de anemia, a sua alimentação, aliada a tratamentos médicos ou por si só,  pode desempenhar um papel muito importante na prevenção de anemias. 
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: