Tábuas de corte e segurança alimentar

Utiliza em casa apenas uma tábua de corte para todos os alimentos? Se respondeu sim, não se preocupe. O nível de exigência em relação à higiene e segurança alimentar na área da restauração ou no âmbito doméstico são distintos.
A tábua de corte é um acessório muito importante e sempre presente em qualquer cozinha. Na área da restauração, ganham uma importância muito maior, uma vez que podem ser uma grande fonte de contaminação de alimentos, muitas vezes desvalorizada.
Hoje em dia, pode-se encontrar à venda uma grande variedade de tábuas de corte de diferentes dimensões, cores e materiais. Na matéria de higiene e segurança alimentar, conhecer as últimas duas características pode ser uma mais-valia. A utilização de tábuas de madeira tem sido deixado de lado, uma vez promovem a multiplicação microbiana por serem porosas e pela dificuldade de secagem. O seu peso também é uma característica menos positiva que algumas pessoas levantam, em relação às de plástico. As de plástico, pelo contrário são mais fáceis de higienizar e secar, são mais leves e são menos susceptíveis de contaminação microbiana. Também apresentam diferentes cores. A atribuição de um código de cores (ex.: vermelho para a carne; azul para o peixe; verde para os legumes) permite que não se cortem alimentos diferentes do estabelecido em cada tábua. Com este pequeno truque procura-se evitar possíveis contaminações cruzadas de alimentos e consequentemente a eventualidade de uma intoxicação alimentar. De facto, a existência de várias tábuas de corte, de cores diferentes permite que mesmo o maior distraído na cozinha possa ter cuidados higio-sanitários apropriados. Em cozinhas de restauração, onde o movimento é grande e a diversidade de pratos também estas características tornam-se essenciais.
Contudo, se só tem uma tábua não desespere! No uso doméstico, por norma, não cozinham ao mesmo tempo várias pessoas. Nestas circunstâncias, quer use uma tábua de madeira ou plástico deve certificar-se que lava muito bem a sua tábua com água quente e detergente após a utilizar, em especial quando prepara carne crua, aves, marisco ou ovos. Sempre que pretender utilizá-la para mais que um tipo de alimentos, na mesma preparação de refeição, também deve higienizá-la e secá-la devidamente entre tarefas.Desta forma, conseguirá ter mais um aspecto de segurança alimentar controlado. Pequenos truques podem trazer grandes benefícios para toda a família.
Nota: imagem retirada daqui

0 comentários: