Razões para a sua dieta não funcionar

Existem vários tipos de dietas. O verdadeiro cerne da questão na altura de fazer uma dieta é qual a mais indicada. Nem sempre as dietas funcionam e existem algumas razões que são mais frequentes pelo qual isso acontece.

1-      Má escolha de alimentos e quantidades ingeridas
Na maioria dos casos, as pessoas ingerem demasiados alimentos de elevada densidade energética, ou seja, calóricos. As proporções servidas são por norma muito grandes e come-se demasiadas vezes.

2-      Abolir a ingestão de um nutriente da dieta
Para a maioria das pessoas, não é um tipo específico de nutriente (ex.: hidratos de carbono) que vai promover o seu aumento de peso. Abolir hidratos de carbono ou qualquer outro nutriente pode ter consequências nefastas porque precisamos de todos os nutrientes. Portanto, não é por aí que poderá conseguir uma perda de peso saudável.

3-      Não dormir o suficiente
Dormir é fundamental para uma boa saúde, inclusivé para uma perda de peso saudável. A falta de sono tem sido correlacionada de forma positiva com um aumento da prevalência de síndrome metabólica (ex.: hiperglicemia, hipertensão arterial, obesidade, hipercolesterolemia e hipertriglicerídemia). Outros estudos de investigação científica têm verificado que a privação de sono está inversamente relacionado com a quantidade de gordura (menos sono, maior quantidade de tecido adiposo).

4-      Seguir uma dieta de outra pessoa
O que pode funcionar com uma pessoa pode não funcionar noutra, uma vez que uma dieta personalizada tem em consideração a idade, o género, as patologias existentes, os fármacos ingeridos, a profissão, a prática de actividade física, etc. Certamente será difícil duas pessoas terem características semelhantes.

5-      No pain, no gain”
Ou seja, sem exercício físico regular, não há recompensa. Se pretende um corpo mais tonificado e definido, ou seja, com mais massa muscular e menos gordura, a prática de exercício físico é fundamental. Um dos vários benefícios que a prática regular de exercício físico promove é o aumento do metabolismo basal na altura do treino e nas horas seguintes, ou seja, estimula a perda de peso, mesmo após a prática de exercício. Contudo, atente que mesmo assim não poderá comer o que quiser só porque está a praticar exercício físico.

De forma resumida, milagres não existem. É preciso uma mudança de hábitos alimentares para opções mais saudáveis, inevitavelmente conjugado com a prática regular de exercício físico e manter o mesmo estilo de vida ao longo dos tempos.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: