O intestino – conexão com saúde

Muitos dos nossos problemas de saúde começam no intestino. O nosso sistema digestivo tem como função primordial auxiliar na digestão de alimentos e eliminação de resíduos. Ao mesmo tempo o intestino possui outras funções. Através da nossa flora intestinal, influencia a nossa imunidade, a nossa saúde mental, processos de desintoxicação e hormonas. O nosso intestino é a nossa maior barreira entre os alimentos que comemos, bem como os microrganismos aos quais estamos expostos e o nosso sistema imunitário. Torna-se fundamental “cuidar” do intestino, uma vez que a sua “saúde” influencia se desenvolvemos sensibilidade alimentar, condições inflamatórias e doenças crónicas.

O que é a síndrome de permeabilidade intestinal?
O nosso intestino é formado por células chamadas de enterócitos. Entre essas células existem as junções de oclusão (“tight junctions”). A sua função é controlar o que passa através dessas células e consequentemente o que chega ao interior do nosso organismo.
Os nutrientes conseguem ser absorvidos no intestino (através da acção da digestão e sobre a forma de moléculas pequenas), permitindo dessa forma que obtenhamos os nutrientes dos alimentos. Contudo, quando a nossa barreira intestinal e flora intestinal ficam mais debilitadas devido a uma exposição crónica a certos tipos de alimentos e medicamentos que agridem o intestino ou pela toma de antibióticos, estas junções de oclusão abrem-se e podem desenvolver a síndrome de permeabilidade intestinal. Quando isto acontece, bactérias e fragmentos de proteínas que, por norma, não entrariam no seu organismo, acabam por entrar nos vasos sanguíneos. O seu organismo reconhece estes invasores e responde pela produção de anticorpos, que fazem uma reacção imunitária contra estas moléculas. O corpo entra em alerta e pode inclusive reagir a vários estímulos ambientais.


1- Tem problemas digestivos incluindo flatulência, inchaço, fezes moles ou cólon irritável.
2- Possui intolerâncias alimentares ou sensibilidades alimentares.
3- Sofre de alergias sazonais.
4- Possui eczema, acne ou outro problema crónico de pele.
5- Possui uma doença autoimune.
6- Está cansado(a) todo o tempo.
7- Possui síndrome de fadiga crónica ou fibromialgia.
8- Luta contra a ansiedade, depressão ou tem flutuações de humor
9- Foi-lhe diagnosticado candidíase ou SIBO (sobre crescimento bacteriano no intestino delgado).
10- Não consegue perder peso independentemente da melhor dieta que faça.
11- Dói-lhe e incham-lhe as articulações.
12- Tem dificuldades de concentrar-se; tem má memória; nota alterações cognitivas.

Tratar o intestino não é difícil e é um passo muito importante para tratar diversos problemas de saúde.
Para simplificar o processo, ensino aos meus pacientes o programa dos 5R. Dependendo da severidade dos seus sintomas, pode demorar 4 a 6 semanas a 6 meses para tratar por completo o seu intestino. A melhoria dos sintomas é o melhor guia para a resolução.~

Remover --- Repor --- Repovoar --- Reparar ---Re-equilibrar

1.       Remover
Esta etapa consiste em retirar o que lesiona o intestino. Começa-se por 1 dieta de eliminação, onde se remove todos os gatilhos que irritem o intestino.
2.       Repor
Adicionar apoio digestivo. Isto implica adicionar novamente enzimas digestivas, ácido clorídrico, ácidos biliares, fundamentais para uma digestão apropriada e podem estar comprometidos pela alimentação, medicação, patologias, entre outros factores.
3.       Repovoar
Auxiliar as bactérias benéficas a realojarem-se no intestino através de probióticos de qualidade para repovoar a flora intestinal. Alimentos fermentados como o miso também podem ajudar.
4.       Reparar
Auxiliar a reparação do enterócito, usando nutrientes que auxiliem esta fase e que podem estar em baixa proporção num intestino comprometido, tais como zinco, antioxidantes, etc.
5.       Re-equilibrar
É importante prestar atenção ao estilo de vida. A qualidade do sono, o exercício e o stress podem afectar o tracto gastro-intestinal. Re-equilibrar essas actividades é fundamental para um correcto funcionamento do tracto gastro-intestinal.

Fazer o programa dos 5R pode ajudar a tratar de muitos dos seus sintomas e problemas de saúde.
Nota: Imagem retirada daqui e daqui.

0 comentários: