Suplementação em atletas recreacionais

Quando se pretende suplementar alguém com uma actividade desportiva, convém distinguir qual o objectivo que se pretende atingir com essa actividade. Um atleta profissional é como a própria palavra o diz, um indivíduo que exerce uma modalidade desportiva, como sendo a sua profissão. Ou seja, a nível de treino e exigência são elevados. Um atleta recreacional é considerado todo e qualquer indivíduo que pratique uma actividade desportiva nos seus tempos livres, como hobbie, independentemente das suas motivações e objectivos.
Para obter uma boa condição física, um atleta recreacional saudável deve garantir um estilo de vida adequado, onde se inclua a realização de uma actividade física adaptada à sua condição física (realizada regularmente) assim como se deve alimentar- de forma saudável e dormir um número de horas suficientes e com qualidade. Assumindo que as condições supracitadas estão a ser devidamente realizadas, a maioria das vezes não se torna necessário a utilização de suplementos alimentares para manter a sua saúde e forma física.
Por outro lado, um atleta profissional, está sujeito a uma exigência física extrema, gerando stress oxidativo e uma utilização mais acentuada de nutrientes. Nestes casos, atendendo à modalidade que pratica, à sua idade, condição física, possíveis problemas de saúde existentes, (no fundo, o seu historial clínico), a utilização de suplementos nutricionais poderá ser necessário.
Para além de poder não ser necessário, suplementar por suplementar pode ser contraproducente. Os nutrientes possuem várias funções e trabalham em sinergia uns com os outros. Ao se fornecer um nutriente ao organismo de forma exagerada, podemos estar a criar desequilíbrios noutros nutrientes, afectando o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, a toma de medicamentos com suplementos pode interferir com a terapêutica médica instituída.
Se não necessita de um determinado nutriente, a sua toma não lhe vai dar qualquer vantagem adicional. Pode mesmo originar toxicidade no seu organismo, comprometendo a sua saúde. Caso ache que precisa de suplementação para melhorar a sua condição física, procure um nutricionista que trabalhe na área.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: