Pasta de amêndoa para barrar

Pasta de amêndoa ou manteiga de amêndoa para barrar é um creme saudável que pode utilizar para barrar no pão, em tostas, galhetas de milho ou de arroz... Deve ser ingerido com moderação, pois contém gorduras saudáveis, alguma proteína, fibra e sais minerais.
Estas pastas são muito fáceis de fazer, contudo recomenda-se que tenha um processador com alguma potência, bem como deve ter atenção às dimensões e ao volume de oleaginosas a colocar no processador.
Torna-se interessante observar que no decorrer do processo existe a transformação de amêndoas trituradas, a uma pasta farinhenta e depois a uma pasta cremosa.

Ingredientes:
240 g de amêndoas
sal marinho q.b (opcional)

Preparação:
Deixar de molho em água as amêndoas durante a noite.
No dia seguinte retirar as amêndoas da água e remover a pele (este processo permite eliminar alguns anti-nutrientes naturalmente presentes nas amêndoas). Seque bem as amêndoas com um pano.
Coloque as amêndoas num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno durante 25 minutos a uma temperatura de 140ºC.
Depois de ficarem tostadas retire as amêndoas do forno e coloque-as no processador de alimentos (juntamente com uma pitada de sal se assim entender). Triture até obter uma pasta cremosa.
Guarde num frasco de vidro com tampa no frigorífico.

Notas: Recomenda-se que esta pasta depois de pronta seja conservada no frigorífico, onde se conserva em ótimo estado durante 1 mês.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: