O ano começou - retome a sua boa forma


Com o início do ano de 2016 e findadas as épocas festivas, é tempo de recomeçar com o bom estilo de vida. Definem-se objectivos, desafios e metas. Aspiram-se a novos sonhos e inicia-se uma nova aventura. Entre esses objectivos encontra-se muitas vezes o de melhorar hábitos alimentares, cuidar melhor da saúde bem como do corpo.
Para iniciar com o “pé direito” a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis propomos-lhe que inicie com 6 medidas fáceis de realizar e de grande impacto.
- Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia. Permita ao seu organismo que tenha “combustível” fundamental para diversas reacções bioquímicas;
- Mastigue devagar. Contribua para uma melhor digestão. Ensalive bem os alimentos e saboreie os mesmos. Tire o verdadeiro prazer das suas refeições, comendo devagar;
- Aprenda a distinguir fome de vontade de comer. Muitas vezes achamos que temos fome quando apenas temos vontade de comer. A vontade de comer pode surgir por visualizar, cheirar ou até pensar num alimento. Pode até ser uma forma de escape de problemas emocionais, de forma momentânea. Mas será que o corpo não precisa de ser nutrido naquele momento? Pondere quais as consequências dessa acção e se está disposto a aceitá-las.
- Garanta que ingere diariamente e de forma generosa fruta e legumes. Estes alimentos são de baixo valor calórico, ricos em vitaminas, minerais, fibra e água.
- Não esteja sempre a petiscar. Deve fazer refeições regulares, comendo sensivelmente de 3 em 3 horas ou 3h30 em 3h30. Se está sempre a petiscar não só fornece energia a mais ao seu corpo (que não irá ser usada), bem como não tem noção da quantidade do que ingere. Ocupe-se a fazer algo que gosta nessas ocasiões, mas não a comer.
- Sal e açúcar q.b. Modere o consumo de açúcar e sal. A maioria das pessoas exagera no seu consumo e na verdade estes alimentos não são indispensáveis para vivermos. Ao reduzir a sua utilização vai descobrir um novo leque de sabores que desconhecia e ganhar em saúde.
Cuide do seu corpo. A sua saúde agradece!
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: