Já ouviu falar sobre alimentos germinados?

Os alimentos germinados, ou rebentos, são os grãos, as sementes e as leguminosas que deram inicio ao processo de criação de uma nova planta. Os alimentos germinados são considerados alimentos bioactivos (activam a vida) e constituem praticamente os únicos alimentos que chegam aos nossos pratos com o seu potencial vital totalmente inalterado e mesmo aumentado exponencialmente.
Independentemente do que germina, pode ver multiplicado o seu teor de minerais ou vitaminas em cerca de 20 vezes. Destaca-se que os alimentos germinados constituem uma das raras fontes vegetais de vitamina B12, e por isso assumem grande importância no que diz respeito à alimentação dos vegetarianos. A sua riqueza em enzimas, clorofila, aminoácidos, vitaminas, minerais e oligoelementos permite contribuir para uma boa saúde. Estes alimentos facilitam reacções metabólicas, bem como a regeneração celular e ainda estimulam o aumento das defesas do organismo.
A escolha das sementes a germinar é fundamental. Opte por pelas opções que sejam biológicas (livres de inseticidas e fertilizantes químicos) e frescos.
Os germinados além de serem excepcionalmente nutritivos são um elemento muito decorativo em saladas e pratos cozinhados.

0 comentários: